É um método avançado de fisioterapia que tratar a pessoa como um todo e não apenas o local da dor. É uma terapia criada por Andrew Taylor Still (1828-1917) baseada na teoria de que o corpo, quando está equilibrado e com condições ambientais de nutrição adequados, é capaz de criar seus próprios meios de recuperação e combate às doenças.

    A Osteopatia utilizando-se da Terapia Manual para detectar e tratar áreas afetadas do corpo e, através de técnicas de mobilização e manipulações, age sobre músculos, ligamentos, nervos, articulações, órgãos e fáscias, com o intuito de dar movimento, reequilibrar as funções do organismo e o funcionamento do corpo.

    Indicada desde a pediatria como para idade mais avançada em busca de uma homeostase (equilíbrio das funções do corpo) a Osteopatia procura combater a dor localizada (aguda e crônica) e também a sua causa.

     O principal benefício do tratamento osteopático é a unidade do corpo, onde tudo está interligado e todos os sistemas interagem entre si. Para que o tratamento tenha efeito esperado é necessário que eles estejam em equilíbrio (sistema visceral, craniano e estrutural).

    O tratamento é realizado após uma avaliação detalhada, que será interpretado conforme a história e o histórico dos sintomas. A durabilidade do tratamento depende da resposta sintomática de cada pessoa, sendo particular para cada caso, pois visa esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.

    O ideal é que ela seja realizada junto a hábitos de vida saudáveis, como a prática de pilates, atividade física e uma alimentação nutricional. Para potencializar o tratamento, é indicado abandonar velhos e nocivos hábitos, como o sedentarismo, afinal, o foco é sempre a unidade do corpo e a manutenção da saúde.
 

O papel da osteopatia no tratamento da dor crônica e dor lombar?

A coluna vertebral é o principal suporte do esqueleto humano, precisa ser flexível, mas também forte para manter a estrutura do corpo e proteger a medula espinhal. Entre as vértebras lombares, existe um disco vertebral, responsável por apoiar e amortecer o peso do corpo, quando algo dá errado, temos a famosa hérnia, a destruição desses tecidos e consequente dores lombares e lombalgias.


Cada nervo se projeta da coluna vai para as pernas e membros, como por exemplo o nervo ciático. Por isso, muitas vezes ainda que a dor esteja no pé, por exemplo, sua origem pode não estar apenas no local em si, mas sim coluna lombar, sendo esta a causa e a dor no pé apenas a consequência. Ai que está o grande diferencial da osteopatia para as terapias tradicionais da fisioterapia, a Osteopatia é uma terapia avançada que trata o paciente como um todo e não apenas o local da dor. 


“Na Osteopatia tratamos o paciente como um todo, não apenas o local da dor, mas sim a origem dela” Dr. Maristela Brandieri, Mestre no Tratamento da Dor.


A Osteopatia, ou Terapia Manual Osteopática, consegue detectar e tratar as áreas afetadas do corpo e da coluna usando de técnicas avançadas de mobilização e manipulação, estimulando os músculos, ligamentos, nervos, articulações, órgãos e fáscias, para dar movimento, reequilibrar as funções do organismo e o funcionamento do corpo. 
Diversos estudos indicam a efetividade desse tratamento, destaco, um estudo da University of North Texas que demonstra que o tratamento osteopático manual reduziu a dor nas costas e evitou a cirurgia invasiva da coluna vertebral na maioria dos casos tratados. (Licciardone JC, Kearns CM, Minotti DE; 2013). A Osteopatia é uma formação avançada dentro da fisioterapia e um osteopata tem que fazer um curso de quatro anos, complementar à faculdade, para obter a sua certificação.
A Osteopatia é uma nova forma de tratar a dor sem medicamentos ou cirurgia, uma técnica completa e avançada que você precisa conhecer. Aqui na nossa clínica são dezenas de pacientes satisfeitos que hoje preferem a Osteopatia a qualquer outro tipo de tratamento. Venha conhecer e se surpreender


MB Osteopatia Franca – (16) 98147-5995

Rua Demar Tozzi, 340

Franca/SP

O que é Osteopatia

Siga-nos
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn - Black Circle
Endereço

MB Osteopatia e Pilates

Clínica de Fisioterapia, Osteopatia e Pilates em Franca SP

Rua Demar Tozzi, 340
Bairro São Joaquim - Franca, SP

CEP: 14406-358

MB.Osteopatia.Pilates@gmail.com

Tel: 016-98147-5995 (WhatsApp)

Encontre-nos

© 2023 por MB Osteopatia e Pilates Franca